Projeto "O Jornal em sala de Aula" -


O jornal é material riquíssimo e enriquecedor, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida! Trazer o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem. Alem de ler, interpretar, reescrever notícias, a lista de atividades que podem ser realizadas é infinita, bastando ao professor permitir que o projeto seja criativo! É possível trabalhar recorte e colagem com as turmas menores, falando sobre as imagens ou gerando palavras e sentenças com os recortes. Os cálculos podem ser realizados a partir dos recortes dos encartes comerciais, assim como as situações problemáticas ou o debate sobre o valor da vida e o valor do trabalho, salário X dignidade, violência, drogas, temas atuais.
Montar um jornal com a turma é também uma idéia excelente. Veicular as notícias da escola, recados, receitas, avisos importantes, poesias, num meio de comunicação criado pela turma, cujo nome pode ser resultado de uma discussão ou votação em classe. Imagine que alegria fotografar cenas diárias para o jornal da escola, escrever uma poesia que todos irão ler, ter um espaço para dizer o que pensa ou criticar algo que não vai tão bem! É uma idéia que pode gerar muitas atividades prazerosas e com as quais se aprenderá muito. Se a escola dispõe de poucos recursos para veicular o jornalzinho da turma, ou seja, fazer a tiragem e distribuir entre os alunos, uma idéia é fazer um jornal mural. Todo o trabalho será desenvolvido como para o jornal impresso, a única diferença é a economia, pois um grande mural pode ser montado com o título do jornal confeccionado pela turma e as manchetes principais, fotografias, seções, índices organizados neste Mural, de preferência no pátio da escola ou num local onde todos possam ler.
Outra idéia é preparar uma peça teatral jornalística onde os alunos preparam o cenário como se fossem filmar um jornal de TV, elegem os apresentadores, que devem ensaiar os gestos, o texto, a voz. Em seguida, é preciso separar algumas aulas para a preparação dos textos jornalísticos que irão ao ar, assim como os textos de propaganda (pode-se inserir intervalos comerciais bastante animados!). O importante é convidar toda a escola para assistir ao espetáculo, ou seja, à culminância do projeto, que com certeza será um sucesso! (Liza)





Obs: O projeto aqui disponibilizado é composto de muitos outros projetos realizados por diferentes escolas pelo Brasil afora. Não é um projeto fechado, são idéias diversas, imagens, modelos de atividades, textos, livros, slides e alguns arquivos de áudio. Agradecemos a colaboraçao de todos que enviaram arquivos para que esta postagem fosse possível, os pedidos foram muitos! Esperamos que seja útil a quem precisar.



Clique aqui para ver o manual do projeto
Clique aqui para baixar muitas atividades em word + power point

O jornal oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com diferentes gêneros de textos. Dada a sua diversidade textual, ele pode ser utilizado como recurso didático em todos os níveis escolares, inclusive na alfabetização, em que manchetes e pequenos textos, como os anúncios e classificados, ajudarão os alunos não só a desenvolver a escrita e a leitura, mas também a compreender a importância social da escrita.
Desde o Ensino Fundamental, é possível colocar em prática projetos que visem à produção de um "jornalzinho" escolar com temas de interesse dos alunos e fatos relacionados à comunidade. Poderiam, então, ser produzidas pelos alunos "colunas" como as de notícias, anúncios, recados, quadrinhos, curiosidades, etc. A periodicidade das edições e a forma de apresentação dependerá de fatores como as condições oferecidas pela escola e a disponibilidade de professores e alunos. O mais importante, no entanto, é que estes estejam conscientes da importância desses projetos para o desenvolvimento social, intelectual, cultural, lingüístico dos educandos.

Para que os alunos possam escrever textos jornalísticos de melhor qualidade, é necessário, porém, que os professores promovam atividades sistemáticas de produção textual em que se associem teoria e prática. Poderão, por exemplo, ser realizadas atividades com notícias e editoriais, como se verá adiante.


a) Atividades com notícias
As atividades com notícias poderão ser realizadas no Ensino Fundamental. Para isso, os alunos deverão apenas estar minimamente habilitados a reconhecer e produzir narrativas. A partir daí, o professor deverá, primeiramente, analisar notícias, evidenciando suas características, inclusive em termos de linguagem.
Leitura e produção de textos segundo os PCN. Projeto “O jornal na sala de aula”. Propostas de atividades de leitura e produção com base em textos jornalísticos.

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Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva 
(p. 23).

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1 – Lingüística Textual e PCN de língua portuguesa para o ensino fundamental (3º. e 4º. Ciclos)
– proposta dos PCN: leitura e a produção de textos como a base para a formação do aluno; língua não é homogênea, mas um somatório de possibilidades condicionadas pelo uso e pela situação discursiva; o texto = unidade de ensino; a diversidade de gêneros deve ser privilegiada na escola.
– USO→ REFLEXÃO→ USO (p. 65)
2 – Interdisciplinaridade e temas transversais (ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo): o papel do texto jornalístico.
3 – Práticas de trabalho com a linguagem
– objetivo = desenvolver no aluno “o domínio da expressão oral e escritas em situações de uso público da linguagem, levando em conta a situação de produção social e material do texto (lugar social do locutor em relação ao(s) destinatário(s); destinatário(s) e seu lugar social; finalidade ou intenção do autor; tempo e lugar material da produção e do suporte) e selecionar, a partir disso, os gêneros adequados para a produção do texto, operando sobre as dimensões pragmática, semântica e gramatical” (p. 49).

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Referências bibliográficas
CEREJA, W.R. e MAGALHÃES, T.C. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000.
CHIAPPINI, L. e CITELLI, A. (coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.
FARIA, M.A. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
SANTOS, M.L. A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1993.



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O jornal é material riquíssimo e enriquecedor, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida! Trazer o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem. Alem de ler, interpretar, reescrever notícias, a lista de atividades que podem ser realizadas é infinita, bastando ao professor permitir que o projeto seja criativo! É possível trabalhar recorte e colagem com as turmas menores, falando sobre as imagens ou gerando palavras e sentenças com os recortes. Os cálculos podem ser realizados a partir dos recortes dos encartes comerciais, assim como as situações problemáticas ou o debate sobre o valor da vida e o valor do trabalho, salário X dignidade, violência, drogas, temas atuais.
Montar um jornal com a turma é também uma idéia excelente. Veicular as notícias da escola, recados, receitas, avisos importantes, poesias, num meio de comunicação criado pela turma, cujo nome pode ser resultado de uma discussão ou votação em classe. Imagine que alegria fotografar cenas diárias para o jornal da escola, escrever uma poesia que todos irão ler, ter um espaço para dizer o que pensa ou criticar algo que não vai tão bem! É uma idéia que pode gerar muitas atividades prazerosas e com as quais se aprenderá muito. Se a escola dispõe de poucos recursos para veicular o jornalzinho da turma, ou seja, fazer a tiragem e distribuir entre os alunos, uma idéia é fazer um jornal mural. Todo o trabalho será desenvolvido como para o jornal impresso, a única diferença é a economia, pois um grande mural pode ser montado com o título do jornal confeccionado pela turma e as manchetes principais, fotografias, seções, índices organizados neste Mural, de preferência no pátio da escola ou num local onde todos possam ler.
Outra idéia é preparar uma peça teatral jornalística onde os alunos preparam o cenário como se fossem filmar um jornal de TV, elegem os apresentadores, que devem ensaiar os gestos, o texto, a voz. Em seguida, é preciso separar algumas aulas para a preparação dos textos jornalísticos que irão ao ar, assim como os textos de propaganda (pode-se inserir intervalos comerciais bastante animados!). O importante é convidar toda a escola para assistir ao espetáculo, ou seja, à culminância do projeto, que com certeza será um sucesso! (Liza)





Obs: O projeto aqui disponibilizado é composto de muitos outros projetos realizados por diferentes escolas pelo Brasil afora. Não é um projeto fechado, são idéias diversas, imagens, modelos de atividades, textos, livros, slides e alguns arquivos de áudio. Agradecemos a colaboraçao de todos que enviaram arquivos para que esta postagem fosse possível, os pedidos foram muitos! Esperamos que seja útil a quem precisar.



Clique aqui para ver o manual do projeto
Clique aqui para baixar muitas atividades em word + power point

O jornal oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com diferentes gêneros de textos. Dada a sua diversidade textual, ele pode ser utilizado como recurso didático em todos os níveis escolares, inclusive na alfabetização, em que manchetes e pequenos textos, como os anúncios e classificados, ajudarão os alunos não só a desenvolver a escrita e a leitura, mas também a compreender a importância social da escrita.
Desde o Ensino Fundamental, é possível colocar em prática projetos que visem à produção de um "jornalzinho" escolar com temas de interesse dos alunos e fatos relacionados à comunidade. Poderiam, então, ser produzidas pelos alunos "colunas" como as de notícias, anúncios, recados, quadrinhos, curiosidades, etc. A periodicidade das edições e a forma de apresentação dependerá de fatores como as condições oferecidas pela escola e a disponibilidade de professores e alunos. O mais importante, no entanto, é que estes estejam conscientes da importância desses projetos para o desenvolvimento social, intelectual, cultural, lingüístico dos educandos.

Para que os alunos possam escrever textos jornalísticos de melhor qualidade, é necessário, porém, que os professores promovam atividades sistemáticas de produção textual em que se associem teoria e prática. Poderão, por exemplo, ser realizadas atividades com notícias e editoriais, como se verá adiante.


a) Atividades com notícias
As atividades com notícias poderão ser realizadas no Ensino Fundamental. Para isso, os alunos deverão apenas estar minimamente habilitados a reconhecer e produzir narrativas. A partir daí, o professor deverá, primeiramente, analisar notícias, evidenciando suas características, inclusive em termos de linguagem.
Leitura e produção de textos segundo os PCN. Projeto “O jornal na sala de aula”. Propostas de atividades de leitura e produção com base em textos jornalísticos.

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Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva 
(p. 23).

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1 – Lingüística Textual e PCN de língua portuguesa para o ensino fundamental (3º. e 4º. Ciclos)
– proposta dos PCN: leitura e a produção de textos como a base para a formação do aluno; língua não é homogênea, mas um somatório de possibilidades condicionadas pelo uso e pela situação discursiva; o texto = unidade de ensino; a diversidade de gêneros deve ser privilegiada na escola.
– USO→ REFLEXÃO→ USO (p. 65)
2 – Interdisciplinaridade e temas transversais (ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo): o papel do texto jornalístico.
3 – Práticas de trabalho com a linguagem
– objetivo = desenvolver no aluno “o domínio da expressão oral e escritas em situações de uso público da linguagem, levando em conta a situação de produção social e material do texto (lugar social do locutor em relação ao(s) destinatário(s); destinatário(s) e seu lugar social; finalidade ou intenção do autor; tempo e lugar material da produção e do suporte) e selecionar, a partir disso, os gêneros adequados para a produção do texto, operando sobre as dimensões pragmática, semântica e gramatical” (p. 49).

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Referências bibliográficas
CEREJA, W.R. e MAGALHÃES, T.C. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000.
CHIAPPINI, L. e CITELLI, A. (coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.
FARIA, M.A. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
SANTOS, M.L. A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1993.



tags: projeto jornal em sala de aula, trabalhando com jornal, atividades prontas para trabalhar jornal em sala de aula, interpretaçao de textos jornalísticos, criação do jornal da turma, como trabalhar jornal em sala de aula, sugestões do trabalho com jornal em sala, projeto nosso jornal, projeto jornal, recorte e colagem com jornal, interpretaçao de texto jornalístico, baixar vinheta de telejornal, montar telejornal com a turma, encarte de supermercado etc.

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