Montar um jornal com a turma é também uma idéia excelente. Veicular as notícias da escola, recados, receitas, avisos importantes, poesias, num meio de comunicação criado pela turma, cujo nome pode ser resultado de uma discussão ou votação em classe. Imagine que alegria fotografar cenas diárias para o jornal da escola, escrever uma poesia que todos irão ler, ter um espaço para dizer o que pensa ou criticar algo que não vai tão bem! É uma idéia que pode gerar muitas atividades prazerosas e com as quais se aprenderá muito. Se a escola dispõe de poucos recursos para veicular o jornalzinho da turma, ou seja, fazer a tiragem e distribuir entre os alunos, uma idéia é fazer um jornal mural. Todo o trabalho será desenvolvido como para o jornal impresso, a única diferença é a economia, pois um grande mural pode ser montado com o título do jornal confeccionado pela turma e as manchetes principais, fotografias, seções, índices organizados neste Mural, de preferência no pátio da escola ou num local onde todos possam ler.
Outra idéia é preparar uma peça teatral jornalística onde os alunos preparam o cenário como se fossem filmar um jornal de TV, elegem os apresentadores, que devem ensaiar os gestos, o texto, a voz. Em seguida, é preciso separar algumas aulas para a preparação dos textos jornalísticos que irão ao ar, assim como os textos de propaganda (pode-se inserir intervalos comerciais bastante animados!). O importante é convidar toda a escola para assistir ao espetáculo, ou seja, à culminância do projeto, que com certeza será um sucesso! (Liza)
Obs: O projeto aqui disponibilizado é composto de muitos outros projetos realizados por diferentes escolas pelo Brasil afora. Não é um projeto fechado, são idéias diversas, imagens, modelos de atividades, textos, livros, slides e alguns arquivos de áudio. Agradecemos a colaboraçao de todos que enviaram arquivos para que esta postagem fosse possível, os pedidos foram muitos! Esperamos que seja útil a quem precisar.
Clique aqui para ver o manual do projeto
Clique aqui para baixar muitas atividades em word + power point
O jornal
oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com diferentes
gêneros de textos. Dada a sua diversidade textual, ele pode ser
utilizado como recurso didático em todos os níveis escolares, inclusive
na alfabetização, em que manchetes e pequenos textos, como os anúncios e
classificados, ajudarão os alunos não só a desenvolver a escrita e a
leitura, mas também a compreender a importância social da escrita.
Desde o
Ensino Fundamental, é possível colocar em prática projetos que visem à
produção de um "jornalzinho" escolar com temas de interesse dos alunos e
fatos relacionados à comunidade. Poderiam, então, ser produzidas pelos
alunos "colunas" como as de notícias, anúncios, recados, quadrinhos,
curiosidades, etc. A periodicidade das edições e a forma de apresentação
dependerá de fatores como as condições oferecidas pela escola e a
disponibilidade de professores e alunos. O mais importante, no entanto, é
que estes estejam conscientes da importância desses projetos para o
desenvolvimento social, intelectual, cultural, lingüístico dos
educandos.
Para que
os alunos possam escrever textos jornalísticos de melhor qualidade, é
necessário, porém, que os professores promovam atividades sistemáticas
de produção textual em que se associem teoria e prática. Poderão, por
exemplo, ser realizadas atividades com notícias e editoriais, como se
verá adiante.
a) Atividades com notícias
Leitura
e produção de textos segundo os PCN. Projeto “O jornal na sala de
aula”. Propostas de atividades de leitura e produção com base em textos
jornalísticos.
Toda
educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar
condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva
(p. 23).
(p. 23).
1 – Lingüística Textual e PCN de língua portuguesa para o ensino fundamental (3º. e 4º. Ciclos)
–
proposta dos PCN: leitura e a produção de textos como a base para a
formação do aluno; língua não é homogênea, mas um somatório de
possibilidades condicionadas pelo uso e pela situação discursiva; o
texto = unidade de ensino; a diversidade de gêneros deve ser
privilegiada na escola.
– USO→ REFLEXÃO→ USO (p. 65)
2 –
Interdisciplinaridade e temas transversais (ética, pluralidade cultural,
meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo): o papel
do texto jornalístico.
3 – Práticas de trabalho com a linguagem
–
objetivo = desenvolver no aluno “o domínio da expressão oral e escritas
em situações de uso público da linguagem, levando em conta a situação de
produção social e material do texto (lugar social do locutor em relação
ao(s) destinatário(s); destinatário(s) e seu lugar social; finalidade
ou intenção do autor; tempo e lugar material da produção e do suporte) e
selecionar, a partir disso, os gêneros adequados para a produção do
texto, operando sobre as dimensões pragmática, semântica e gramatical”
(p. 49).
Referências bibliográficas
CEREJA,
W.R. e MAGALHÃES, T.C. Texto e interação: uma proposta de produção
textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000.
CHIAPPINI, L. e CITELLI, A. (coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.
FARIA, M.A. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
SANTOS, M.L. A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1993.
tags: projeto jornal em sala de aula, trabalhando com jornal, atividades prontas para trabalhar jornal em sala de aula, interpretaçao de textos jornalísticos, criação do jornal da turma, como trabalhar jornal em sala de aula, sugestões do trabalho com jornal em sala, projeto nosso jornal, projeto jornal, recorte e colagem com jornal, interpretaçao de texto jornalístico, baixar vinheta de telejornal, montar telejornal com a turma, encarte de supermercado etc.
Montar um jornal com a turma é também uma idéia excelente. Veicular as notícias da escola, recados, receitas, avisos importantes, poesias, num meio de comunicação criado pela turma, cujo nome pode ser resultado de uma discussão ou votação em classe. Imagine que alegria fotografar cenas diárias para o jornal da escola, escrever uma poesia que todos irão ler, ter um espaço para dizer o que pensa ou criticar algo que não vai tão bem! É uma idéia que pode gerar muitas atividades prazerosas e com as quais se aprenderá muito. Se a escola dispõe de poucos recursos para veicular o jornalzinho da turma, ou seja, fazer a tiragem e distribuir entre os alunos, uma idéia é fazer um jornal mural. Todo o trabalho será desenvolvido como para o jornal impresso, a única diferença é a economia, pois um grande mural pode ser montado com o título do jornal confeccionado pela turma e as manchetes principais, fotografias, seções, índices organizados neste Mural, de preferência no pátio da escola ou num local onde todos possam ler.
Outra idéia é preparar uma peça teatral jornalística onde os alunos preparam o cenário como se fossem filmar um jornal de TV, elegem os apresentadores, que devem ensaiar os gestos, o texto, a voz. Em seguida, é preciso separar algumas aulas para a preparação dos textos jornalísticos que irão ao ar, assim como os textos de propaganda (pode-se inserir intervalos comerciais bastante animados!). O importante é convidar toda a escola para assistir ao espetáculo, ou seja, à culminância do projeto, que com certeza será um sucesso! (Liza)
Obs: O projeto aqui disponibilizado é composto de muitos outros projetos realizados por diferentes escolas pelo Brasil afora. Não é um projeto fechado, são idéias diversas, imagens, modelos de atividades, textos, livros, slides e alguns arquivos de áudio. Agradecemos a colaboraçao de todos que enviaram arquivos para que esta postagem fosse possível, os pedidos foram muitos! Esperamos que seja útil a quem precisar.
Clique aqui para ver o manual do projeto
Clique aqui para baixar muitas atividades em word + power point
O jornal
oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com diferentes
gêneros de textos. Dada a sua diversidade textual, ele pode ser
utilizado como recurso didático em todos os níveis escolares, inclusive
na alfabetização, em que manchetes e pequenos textos, como os anúncios e
classificados, ajudarão os alunos não só a desenvolver a escrita e a
leitura, mas também a compreender a importância social da escrita.
Desde o
Ensino Fundamental, é possível colocar em prática projetos que visem à
produção de um "jornalzinho" escolar com temas de interesse dos alunos e
fatos relacionados à comunidade. Poderiam, então, ser produzidas pelos
alunos "colunas" como as de notícias, anúncios, recados, quadrinhos,
curiosidades, etc. A periodicidade das edições e a forma de apresentação
dependerá de fatores como as condições oferecidas pela escola e a
disponibilidade de professores e alunos. O mais importante, no entanto, é
que estes estejam conscientes da importância desses projetos para o
desenvolvimento social, intelectual, cultural, lingüístico dos
educandos.
Para que
os alunos possam escrever textos jornalísticos de melhor qualidade, é
necessário, porém, que os professores promovam atividades sistemáticas
de produção textual em que se associem teoria e prática. Poderão, por
exemplo, ser realizadas atividades com notícias e editoriais, como se
verá adiante.
a) Atividades com notícias
Leitura
e produção de textos segundo os PCN. Projeto “O jornal na sala de
aula”. Propostas de atividades de leitura e produção com base em textos
jornalísticos.
Toda
educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar
condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva
(p. 23).
(p. 23).
1 – Lingüística Textual e PCN de língua portuguesa para o ensino fundamental (3º. e 4º. Ciclos)
–
proposta dos PCN: leitura e a produção de textos como a base para a
formação do aluno; língua não é homogênea, mas um somatório de
possibilidades condicionadas pelo uso e pela situação discursiva; o
texto = unidade de ensino; a diversidade de gêneros deve ser
privilegiada na escola.
– USO→ REFLEXÃO→ USO (p. 65)
2 –
Interdisciplinaridade e temas transversais (ética, pluralidade cultural,
meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo): o papel
do texto jornalístico.
3 – Práticas de trabalho com a linguagem
–
objetivo = desenvolver no aluno “o domínio da expressão oral e escritas
em situações de uso público da linguagem, levando em conta a situação de
produção social e material do texto (lugar social do locutor em relação
ao(s) destinatário(s); destinatário(s) e seu lugar social; finalidade
ou intenção do autor; tempo e lugar material da produção e do suporte) e
selecionar, a partir disso, os gêneros adequados para a produção do
texto, operando sobre as dimensões pragmática, semântica e gramatical”
(p. 49).
Referências bibliográficas
CEREJA,
W.R. e MAGALHÃES, T.C. Texto e interação: uma proposta de produção
textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2000.
CHIAPPINI, L. e CITELLI, A. (coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.
FARIA, M.A. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
SANTOS, M.L. A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1993.
tags: projeto jornal em sala de aula, trabalhando com jornal, atividades prontas para trabalhar jornal em sala de aula, interpretaçao de textos jornalísticos, criação do jornal da turma, como trabalhar jornal em sala de aula, sugestões do trabalho com jornal em sala, projeto nosso jornal, projeto jornal, recorte e colagem com jornal, interpretaçao de texto jornalístico, baixar vinheta de telejornal, montar telejornal com a turma, encarte de supermercado etc.
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