Através deste projeto pedagógico, voltado para educação infantil e séries iniciais, fornecemos algumas ideias didáticas para o tema “os cinco sentidos”.
Não há como
capturar e perceber nossos arredores sem usar pelo menos um (ou mais)
dos nossos cinco sentidos, seja a audição, a visão, o tato, paladar ou
olfato. Eles são a porta de entrada para que qualquer mensagem, estímulo
ou sensação chegue até nós. É através deles também que reagimos aos
arredores: no calor buscamos refresco, no frio procuramos nos aquecer,
diante do perigo corremos, etc.
Dessa forma, é
importante que o educador esteja atento aos seus alunos quanto ao
desenvolvimento de seus sentidos, em especial na educação infantil. Eles
devem ser devidamente estimulados e caso perceba alguma dificuldade no
uso de algum deles (problemas na visão como
a miopia, na audição, de locomoção, na fala como a dislalia e língua
presa) deve imediatamente comunicar aos familiares responsáveis para que
consultem um especialista, pois é a hora mais efetiva para tratar
destes problemas.
lém
disso, trabalhar com os cinco sentidos é trabalhar o autoconhecimento, e
prepara o corpo emocional. É através dos sentidos que captamos
informações e as processamos, e isso para diversas situações: de uma
complexa análise de um problema ou para apenas formarmos nossos gostos e
preferências. Confira abaixo o projeto:
Justificativa:
Através de uma
abordagem essencialmente interacionista, estimular os cinco sentidos,
ensinar a interpretar os mais diversos estímulos e informações que eles
captam, e como educadores, observar se alguma dentre as crianças
apresenta alguma dificuldade motora ou sensorial para que o quanto antes
possa ser amparada.
Objetivos:
- Estimular e desenvolver os cinco sentidos;
- Estimular e desenvolver a coordenação motora;
- Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê);
- Trabalhar autoconhecimento;
- Identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano;
- Identificar e classificar diferentes informações.
Desenvolvimento:
- PARA A VISÃO: Trabalhar através de brincadeiras, cartazes, recortes e colagens, vídeos e livros as diferenças entre as cores (e como percebemos elas), claro e escuro (luz e sombra), tamanho (pequeno e grande), comunicação gestual e etc;
- PARA A AUDIÇÃO: Usar da música, trazer diferentes tipos de som (chuva, animais, ruídos, fala), cantar, brincar de identificar sons sem olhar quem ou o quê está emitindo, trabalhar a linguagem e a comunicação oral;
- PARA O OLFATO: Trazer diferentes fragrâncias, identificar quais são os cheiros, classificá-los entre agradáveis e desagradáveis, usar da mesma brincadeira de adivinhar às cegas qual é o cheiro que estão sentido, etc;
- PARA O TATO: Sentir com as mãos, sentir com os pés, confeccionar tapetes com diferentes texturas para que as crianças andem por cima e descrevam a sensação, o mesmo pode ser feito com as mãos, noção de suavidade e firmeza, de força e fraqueza, sensação do vento na pele;
- PARA O PALADAR: Trabalhar sabores (amargo, doce, salgado, azedo), texturas dos alimentos (crocante, mole, duro, seco, molhado), tudo através de experimentação. Pode-se – caso possível – fazer uma oficina culinária para preparar junto das crianças diferentes alimentos.
IDEIAS DE ATIVIDADES SOBRE CINCO SENTIDOS
Através deste projeto pedagógico, voltado para educação infantil e séries iniciais, fornecemos algumas ideias didáticas para o tema “os cinco sentidos”.
Não há como
capturar e perceber nossos arredores sem usar pelo menos um (ou mais)
dos nossos cinco sentidos, seja a audição, a visão, o tato, paladar ou
olfato. Eles são a porta de entrada para que qualquer mensagem, estímulo
ou sensação chegue até nós. É através deles também que reagimos aos
arredores: no calor buscamos refresco, no frio procuramos nos aquecer,
diante do perigo corremos, etc.
Dessa forma, é
importante que o educador esteja atento aos seus alunos quanto ao
desenvolvimento de seus sentidos, em especial na educação infantil. Eles
devem ser devidamente estimulados e caso perceba alguma dificuldade no
uso de algum deles (problemas na visão como
a miopia, na audição, de locomoção, na fala como a dislalia e língua
presa) deve imediatamente comunicar aos familiares responsáveis para que
consultem um especialista, pois é a hora mais efetiva para tratar
destes problemas.
lém
disso, trabalhar com os cinco sentidos é trabalhar o autoconhecimento, e
prepara o corpo emocional. É através dos sentidos que captamos
informações e as processamos, e isso para diversas situações: de uma
complexa análise de um problema ou para apenas formarmos nossos gostos e
preferências. Confira abaixo o projeto:
Justificativa:
Através de uma
abordagem essencialmente interacionista, estimular os cinco sentidos,
ensinar a interpretar os mais diversos estímulos e informações que eles
captam, e como educadores, observar se alguma dentre as crianças
apresenta alguma dificuldade motora ou sensorial para que o quanto antes
possa ser amparada.
Objetivos:
- Estimular e desenvolver os cinco sentidos;
- Estimular e desenvolver a coordenação motora;
- Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê);
- Trabalhar autoconhecimento;
- Identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano;
- Identificar e classificar diferentes informações.
Desenvolvimento:
- PARA A VISÃO: Trabalhar através de brincadeiras, cartazes, recortes e colagens, vídeos e livros as diferenças entre as cores (e como percebemos elas), claro e escuro (luz e sombra), tamanho (pequeno e grande), comunicação gestual e etc;
- PARA A AUDIÇÃO: Usar da música, trazer diferentes tipos de som (chuva, animais, ruídos, fala), cantar, brincar de identificar sons sem olhar quem ou o quê está emitindo, trabalhar a linguagem e a comunicação oral;
- PARA O OLFATO: Trazer diferentes fragrâncias, identificar quais são os cheiros, classificá-los entre agradáveis e desagradáveis, usar da mesma brincadeira de adivinhar às cegas qual é o cheiro que estão sentido, etc;
- PARA O TATO: Sentir com as mãos, sentir com os pés, confeccionar tapetes com diferentes texturas para que as crianças andem por cima e descrevam a sensação, o mesmo pode ser feito com as mãos, noção de suavidade e firmeza, de força e fraqueza, sensação do vento na pele;
- PARA O PALADAR: Trabalhar sabores (amargo, doce, salgado, azedo), texturas dos alimentos (crocante, mole, duro, seco, molhado), tudo através de experimentação. Pode-se – caso possível – fazer uma oficina culinária para preparar junto das crianças diferentes alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário