ATIVIDADES SOBRE O DIA DO LIVRO PARA IMPRIMIR E SUGESTÕES
em
Promova
momentos bastante estimulantes de contato com os livros. Organize um
ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as
crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.
Solicite
aos alunos que, no dia determinado, tragam de casa uma almofada de que
gostam muito, para ser utilizada nesta atividade.
O
professor poderá organizar um círculo, a “Roda da leitura”, na qual as
crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao
professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como
autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a
turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da
ilustração da capa, etc.
Uma
variante possível é deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a
leitura ou contem uma história de um livro lido pela família. É
importante que os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que
ainda não dominem a leitura.
Outra
possibilidade é o trabalho com livros que trazem apenas ilustrações e
cujas histórias são criadas pelas próprias crianças. Isso poderá ser
feito na Roda da Leitura, ou ainda em duplas, quando um aluno contará a
história para outro colega e vice-versa.
Aproveite
o programa diário “Sítio do Pica-pau Amarelo”, baseado na obra de
Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o cenário
onde as histórias se desenvolvem.
Se
for possível providenciar alguns episódios da primeira versão do
programa, passe-os para a turma e, na seqüência, mostre um episódio
atual. Solicite que observem as semelhanças e diferenças.
Solicite que verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro Lobato e tragam para a escola.
Procure
levar o maior número possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não
esqueça de explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para
a literatura.
Faça
uma enquete a fim de verificar qual o personagem preferido pela turma,
ou ainda deixe que os alunos perguntem aos colegas de outras turmas.
Após
o resultado final, determine o dia do personagem mais votado. Nesse
dia, os alunos deverão se caracterizar da maneira mais semelhante ao
personagem criado por Monteiro Lobato.
Não esqueça de fotografar e filmar as crianças para discutir com elas as várias formas encontradas para a caracterização.
Procure
estabelecer contato com outras escolas, a fim de que seus alunos possam
conhecer outras bibliotecas escolares, e ofereça o espaço da biblioteca
de sua escola para que ela também seja visitada.
Esta
atividade poderá ser precedida da elaboração de convites com a
descrição de alguma atividade (leitura de alguma história escolhida pela
turma para os visitantes) que será realizada na biblioteca.
Também,
após a visita, os alunos poderão enviar aos colegas de outras escolas
cartões de agradecimentos com sugestões de livros que já leram, ou
ouviram a leitura e que julgaram interessantes.
Existem
personagens bastante marcantes, por apresentarem características que
chamam a atenção dos leitores. Os escritores Mary e Eliardo França
produziram algumas obras cujos personagens alegres e coloridos – Os
Pingos – são a diversão da criançada.
Leve
os alunos à biblioteca, a fim de que procurem livros com esses
personagens. É importante que o professor verifique antecipadamente a
existência dos livros ou providencie-os em outras bibliotecas.
Após ler as histórias, proponha aos alunos a confecção dos Pingos com massa de modelar ou balões.
em
Promova
momentos bastante estimulantes de contato com os livros. Organize um
ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as
crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.
Solicite
aos alunos que, no dia determinado, tragam de casa uma almofada de que
gostam muito, para ser utilizada nesta atividade.
O
professor poderá organizar um círculo, a “Roda da leitura”, na qual as
crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao
professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como
autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a
turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da
ilustração da capa, etc.
Uma
variante possível é deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a
leitura ou contem uma história de um livro lido pela família. É
importante que os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que
ainda não dominem a leitura.
Outra
possibilidade é o trabalho com livros que trazem apenas ilustrações e
cujas histórias são criadas pelas próprias crianças. Isso poderá ser
feito na Roda da Leitura, ou ainda em duplas, quando um aluno contará a
história para outro colega e vice-versa.
Aproveite
o programa diário “Sítio do Pica-pau Amarelo”, baseado na obra de
Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o cenário
onde as histórias se desenvolvem.
Se
for possível providenciar alguns episódios da primeira versão do
programa, passe-os para a turma e, na seqüência, mostre um episódio
atual. Solicite que observem as semelhanças e diferenças.
Solicite que verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro Lobato e tragam para a escola.
Procure
levar o maior número possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não
esqueça de explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para
a literatura.
Faça
uma enquete a fim de verificar qual o personagem preferido pela turma,
ou ainda deixe que os alunos perguntem aos colegas de outras turmas.
Após
o resultado final, determine o dia do personagem mais votado. Nesse
dia, os alunos deverão se caracterizar da maneira mais semelhante ao
personagem criado por Monteiro Lobato.
Não esqueça de fotografar e filmar as crianças para discutir com elas as várias formas encontradas para a caracterização.
Procure
estabelecer contato com outras escolas, a fim de que seus alunos possam
conhecer outras bibliotecas escolares, e ofereça o espaço da biblioteca
de sua escola para que ela também seja visitada.
Esta
atividade poderá ser precedida da elaboração de convites com a
descrição de alguma atividade (leitura de alguma história escolhida pela
turma para os visitantes) que será realizada na biblioteca.
Também,
após a visita, os alunos poderão enviar aos colegas de outras escolas
cartões de agradecimentos com sugestões de livros que já leram, ou
ouviram a leitura e que julgaram interessantes.
Existem
personagens bastante marcantes, por apresentarem características que
chamam a atenção dos leitores. Os escritores Mary e Eliardo França
produziram algumas obras cujos personagens alegres e coloridos – Os
Pingos – são a diversão da criançada.
Leve
os alunos à biblioteca, a fim de que procurem livros com esses
personagens. É importante que o professor verifique antecipadamente a
existência dos livros ou providencie-os em outras bibliotecas.
Após ler as histórias, proponha aos alunos a confecção dos Pingos com massa de modelar ou balões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário