Atividade com os dez sacizinhos - folclore


Texto: Os dez sacizinhos




Eram dez os sacizinhos;
E nunca mais se moveu,
E sobraram nove.(Derrubar um saci.)
Eram 9 os sacizinhos;
Um comeu biscoito
O biscoito estava velho,
E sobraram oito. (Derrubar mais um saci.)
Eram 8 os sacizinhos;
Um foi de charrete,
A charrete embarcou,
E sobraram sete. (Derrubar outro saci.)
Eram 7 os sacizinhos;
Um foi contra as leis,
Então teve de fugir,
E sobraram seis. (Derrubar um saci.)
Eram 6 os sacizinhos;
Um colocou brinco,
Era um brinco enferrujado,
E sobraram cinco. (Mais um saci deve ser derrubado)
Eram 5 os sacizinhos;
Um foi ao teatro,
O teatro pegou fogo,
E sobraram quatro. (Derrubar outro saci.)
Eram 4 os sacizinhos;
Um foi pro xadrez,
Não conseguiu safar-se,
E sobraram três. (Derrubar outro saci.)
Eram 3 os sacizinhos;
Um comeu arroz,
O arroz era mofado,
E sobraram dois. (Outro saci deve ser derrubado.)
Eram 2 os sacizinhos;
Um ficou de jejum,
O jejum foi demasiado,
E sobrou só um. (Derrubar mais um saci.)
Sobrou só um sacizinho;
Comeu urucum,
Urucum não é comida,
E não sobrou nenhum. (O ultimo saci deve ser derrubado.)

O professor pergunta à turma: O que restou?

ZERO!

***
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber que a Matemática também está presente nas histórias.
Realizar a sequência numérica de 1 a 10.
Construir, a partir de um texto dramatizado, a noção do zero.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Escrita de numeração até 10.
Estratégias e recursos da aula
1ª momento:

Com a ajuda de um fantoche , dedoche, boneco ou uma gravura do Saci-Pererê, apresentar a turma o personagem, destacando como é, o que faz e deixar que os alunos falem o que sabem sobre assunto.
Pedir que os alunos sentem em roda e colocar os dez sacizinhos no meio. A cada estrofe lida um cartão de 20 cm por 15 cm deve ser mostrado, indicando.

2ª momento:

Ouvir e cantar com a turma a música. “O saci” do CD Pirlimpimpim.
3ª momento:

Ler para a turma, a poesia “Dez sacizinhos” –Tatiana Belinky- Ed. Paulinas, com o auxílio de 10 sacis presos a garrafas plásticas vazias.
Iniciar a leitura:

4ª momento:

Com os sacis derrubados e os cartões no meio da roda, ler a poesia de trás para frente. A cada estrofe perguntar:

Quantos sacis havia antes?

Os alunos devem pegar o cartão que indica a quantidade de sacis e que indica o número de sacis correspondente.

Repetir diversas vezes a poesia realizando a ordem crescente e decrescente dos numerais, destacando o valor do zero e aumentando o ritmo dos versos, até que todos os alunos tenham participado.

E, no final, ler a última estrofe da história:
Mas de volta os trouxe a cuca,

Todos de uma vez,

São agora os sacizinhos

Novamente dez! (Dez outra vez!)

5ª momento:

Dividir a turma em grupos, dar a poesia para cada um deles e propor que o texto seja dramatizado.
Recursos Complementares
CD Pirlimlimpim. Música História contada pela aluna Sara Stroy – Escola Municipal – Pedro Ivo Cames
Música: Aprendendo a contar - Mirian Souza
Avaliação
As interferências dos alunos na poesia e a dramatização realizada apontarão se o aluno realiza a sequência numérica até 10 e se compreende o que o zero representa.

Fonte do planejamento: Portal do professor

Quer mais atividades de folclore?


Texto: Os dez sacizinhos




Eram dez os sacizinhos;
E nunca mais se moveu,
E sobraram nove.(Derrubar um saci.)
Eram 9 os sacizinhos;
Um comeu biscoito
O biscoito estava velho,
E sobraram oito. (Derrubar mais um saci.)
Eram 8 os sacizinhos;
Um foi de charrete,
A charrete embarcou,
E sobraram sete. (Derrubar outro saci.)
Eram 7 os sacizinhos;
Um foi contra as leis,
Então teve de fugir,
E sobraram seis. (Derrubar um saci.)
Eram 6 os sacizinhos;
Um colocou brinco,
Era um brinco enferrujado,
E sobraram cinco. (Mais um saci deve ser derrubado)
Eram 5 os sacizinhos;
Um foi ao teatro,
O teatro pegou fogo,
E sobraram quatro. (Derrubar outro saci.)
Eram 4 os sacizinhos;
Um foi pro xadrez,
Não conseguiu safar-se,
E sobraram três. (Derrubar outro saci.)
Eram 3 os sacizinhos;
Um comeu arroz,
O arroz era mofado,
E sobraram dois. (Outro saci deve ser derrubado.)
Eram 2 os sacizinhos;
Um ficou de jejum,
O jejum foi demasiado,
E sobrou só um. (Derrubar mais um saci.)
Sobrou só um sacizinho;
Comeu urucum,
Urucum não é comida,
E não sobrou nenhum. (O ultimo saci deve ser derrubado.)

O professor pergunta à turma: O que restou?

ZERO!

***
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber que a Matemática também está presente nas histórias.
Realizar a sequência numérica de 1 a 10.
Construir, a partir de um texto dramatizado, a noção do zero.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Escrita de numeração até 10.
Estratégias e recursos da aula
1ª momento:

Com a ajuda de um fantoche , dedoche, boneco ou uma gravura do Saci-Pererê, apresentar a turma o personagem, destacando como é, o que faz e deixar que os alunos falem o que sabem sobre assunto.
Pedir que os alunos sentem em roda e colocar os dez sacizinhos no meio. A cada estrofe lida um cartão de 20 cm por 15 cm deve ser mostrado, indicando.

2ª momento:

Ouvir e cantar com a turma a música. “O saci” do CD Pirlimpimpim.
3ª momento:

Ler para a turma, a poesia “Dez sacizinhos” –Tatiana Belinky- Ed. Paulinas, com o auxílio de 10 sacis presos a garrafas plásticas vazias.
Iniciar a leitura:

4ª momento:

Com os sacis derrubados e os cartões no meio da roda, ler a poesia de trás para frente. A cada estrofe perguntar:

Quantos sacis havia antes?

Os alunos devem pegar o cartão que indica a quantidade de sacis e que indica o número de sacis correspondente.

Repetir diversas vezes a poesia realizando a ordem crescente e decrescente dos numerais, destacando o valor do zero e aumentando o ritmo dos versos, até que todos os alunos tenham participado.

E, no final, ler a última estrofe da história:
Mas de volta os trouxe a cuca,

Todos de uma vez,

São agora os sacizinhos

Novamente dez! (Dez outra vez!)

5ª momento:

Dividir a turma em grupos, dar a poesia para cada um deles e propor que o texto seja dramatizado.
Recursos Complementares
CD Pirlimlimpim. Música História contada pela aluna Sara Stroy – Escola Municipal – Pedro Ivo Cames
Música: Aprendendo a contar - Mirian Souza
Avaliação
As interferências dos alunos na poesia e a dramatização realizada apontarão se o aluno realiza a sequência numérica até 10 e se compreende o que o zero representa.

Fonte do planejamento: Portal do professor

Quer mais atividades de folclore?

Nenhum comentário:

Postar um comentário